Responsável pelo maior carnaval popular de São José do Rio Preto e região, o Centro Cultural Vasco evidencia a importância da educação e dos educadores na formação do pensamento crítico em 2024. Com o tema “Entre livros e afetos”, serão realizados dois dias de folia carnavalesca em 11 e 12 de fevereiro (domingo e segunda-feira), além de duas noites de pré-carnaval na sede do centro cultural rio-presente, no bairro Boa Vista, nos dias 2 e 3 de fevereiro (sexta-feira e sábado). Em todas as ocasiões, a entrada é de graça.

“O enfraquecimento da educação pública é terreno fértil para a manutenção de uma elite financeira perversa e acumuladora das riquezas geradas pelas mãos da classe trabalhadora. É terreno fértil para o crescimento de um reacionarismo violento que se constrói a partir do medo e da manipulação. Só a arte, a educação e a cultura podem soterrar esse pântano de ignorância que tentaram nos arremessar”, destaca Liliane Santana, presidenta do Centro Cultural Vasco, justificando a escolha do tema do carnaval popular deste ano.

Entre os nomes que serão homenageados pelo Vasco estão o educador Paulo Freire (1921-1997), o sociólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), as escritoras Carolina Maria de Jesus (1914-1977) e Conceição Evaristo, além de Danilo Santos Miranda, gestor do Sesc São Paulo que morreu no ano passado.

Entre as novidades deste ano está a ocupação da Praça Gandhi, ao lado da EMES “Professor Ademir Dib”, e a participação da bateria do Ibilce/Unesp, que acompanhará a banda Máscara Negra no tradicional trio elétrico que circula pelas ruas da Boa Vista no domingo de carnaval. Dez bandas e dois DJs vão agitar os dois palcos da folia carnavalesca, além das atrações das duas noites de pré-carnaval: três bandas e dois DJs.

Segundo Liliane, a Praça Gandhi, cujo espaço é batizado como Carolina Maria de Jesus, abrigará atividades desde o período da manhã, com praça de alimentação, intervenções artísticas, feira de artesanato e apresentações musicais. “Serão dois palcos, um na rua e outro na praça. Teremos também o Espaço Ziraldo para as crianças, no teatro do Vasco, com oficinas, estímulo à leitura, pinturas, além da já tradicional matinê, que, neste ano, será realizada no palco principal, no dia 12 de fevereiro”, explica a presidenta do Vasco.

Como as duas noites de pré-carnaval serão realizadas gratuitamente na sede do Vasco, Liliane sinaliza que a entrada do público respeitará o limite de lotação do local. Entre as atrações do grito de carnaval estão os grupos Bozó, Eli e os Amigos, Pagode 90 e Samba do Zé, além dos DJs Taroba e Hárlen Felix. Já os dias de carnaval terão como atrações principais no Palco Danilo Miranda as bandas Samba dos Pretos, Axé Dona Encrenca e Banda do Vasco, e os DJs Taroba e Hárlen Felix.

“Na maior manifestação popular brasileira de 2024, o Centro Cultural Vasco vai cantar e saudar a educação e seus resistentes e resilientes educadores. Na batucada do conhecimento, entre lápis e baquetas, vamos celebrar a vida, a arte e a cultura popular”, reforça a presidenta do centro cultural.

SERVIÇO

BLOCO DO VASCO 2024 – ENTRE LIVROS E AFETOS

Pré-carnaval: dias 2/3 (sexta), a partir das 19h, e 3/2 (sábado), a partir das 19h

No Centro Cultural Vasco (Rua São João, 1840)

Atrações: Bozó, Eli e os Amigos e DJ Taroba (2/2) e Pagode 90, Samba do Zé e DJ Hárlen Felix (3/2)

Grátis

Folia carnavalesca: dias 11 e 12/2 (domingo e segunda-feira)

Em frente ao Centro Cultural Vasco e na Praça Gandhi (Rua São João, 1840)

Atrações: Festival Roda Viva de Samba com Quarteto de Bambas e DJ Priscila Beal (manhã de 11/2, na Praça Gandhi – Palco Carolina Maria de Jesus); Festival Roda Viva de Samba com grupo Candeeiro (noite de 11/2, na Praça Gandhi – Palco Carolina Maria de Jesus); Festival Roda Viva de Samba com grupo Samba das Minas e DJ Joãozinho (manhã de 12/2, na Praça Gandhi – Palco Carolina Maria de Jesus); Festival Roda Viva de Samba com grupo Samba do Zé (noite de 12/2, na Praça Gandhi – Palco Carolina Maria de Jesus); grupos Samba dos Pretos e Banda do Vasco e DJ Taroba (noite de 11/2, em frente ao Vasco – Palco Danilo Santos de Miranda); grupos Axé Dona Encrenca e Banda do Vasco e DJ Hárlen Felix (noite de 12/2, em frente ao Vasco – Palco Danilo Santos de Miranda); Banda Pluft (matinê de 12/2, em frente ao Centro Cultural Vasco – Palco Danilo Santos de Miranda)

Grátis

Mais informações no Instagram @centroculturalvasco

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações e fotos assessoria Centro Cultural Vasco