O humor diferenciado e afiado do Centro Teatral e Etc e Tal é a atração do Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC), desta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, com o espetáculo Esperando Beltrano.

As apresentações acontecem nos dois dias no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 20h00, com entrada gratuita. A distribuição de ingressos será às 19h30. Classificação indicativa 14 anos.

O festival, que é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, segue até o dia 31 de janeiro, com espetáculos, formativas e debates. Tudo com entrada gratuita. Confira a programação completa no Portal da Prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br/2024jbc  .

Confira também a cobertura fotográfica na galeria e no insta: @smculturasjrp e @prefriopreto .

Esperando Beltrano

Vencedor, em 2023, do “Prêmio Especial pelos 30 anos de Humor com Teatro Gestual” pelo Prêmio do Humor Fábio Porchat, o espetáculo Esperando Beltrano também foi indicado a todas as categorias (Melhor Performance, Alvaro Assad; Melhor Performance, Marcio Moura; Melhor Texto; Melhor Direção; Melhor Espetáculo e Prêmio Especial).

Escrita pelos atores e mímicos Alvaro Assad e Márcio Moura, a peça coloca o fator ‘tempo’ como norte e revisita, de forma ácida, o universo do teatro contemporâneo, com doses de histrionismo e virtuosismo físico e gestual. O espetáculo apresenta a comicidade na busca das diversas e inusitadas linguagens, da narração histriônica ao silêncio do gesto.

Os personagens atravessam o tempo, rasgando literalmente a metalinguagem teatral, cena, figurinos, adereços, luz, música e cenário. O que acontece se atores envelhecem 200 anos? Há quanto tempo, o tempo dura? Histórias sobre o tempo e as relações entremeadas dos personagens (artistas) com o tempo fazem parte do enredo.

Atores que se encontram em escombros de um tablado de teatro e com ele configuram a troca cênica do surreal. O que fazer, falar e para onde ir? E falar é necessário? Completando 30 anos em 2023, estas perguntas sugerem como a Companhia trata hoje a questão do tempo, questões que seguram o espetáculo e são trazidas à tona pela pantomima – que é lugar de pesquisa milenar no teatro gestual e marca registrada dos espetáculos do grupo.

Quem é Beltrano que Alvaro Assad e Marcio Moura esperam? Ou o que é? A resposta é uníssona: o absurdo da mímica dialoga com o teatro do absurdo, desde sempre.

Workshop

Na programação das ações formativas, o grupo realiza o workshop O Humor no gesto, com Alvaro Assad, dia 26, sexta-feira, 10h00 às 13h00, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. Inscrições gratuitas no riopreto.sp.gov.br/2024jbc

O Plano de Abordagem e Comicidade Cênica: Workshop Humor no Gesto com Álvaro Assad, busca trabalhar os movimentos corporais, assim como técnicas ilusórias da arte gestual.

A mímica é, com certeza, a mais antiga linguagem existente e torna orgânica a comunicação através dos signos e gestos já entranhados na  cultura humana. Esta oficina de mímica visa levar ao conhecimento daqueles que não tem intimidade com a comunicação não-verbal uma forma de expressão que, apesar de não convencional, é a precursora.

Os temas abordados são: Histórico da Mímica no mundo; Histórico da Mímica Brasileira; Técnicas de Segmentação, Ponto Fixo, estanque, espasmo, onomatopeias, etc; Mímica x Pantomima; Criação de roteiro de Pantomima; Vivência e estudo de reprises, estilos e pantomimas de artistas como Buster Keaton, Charles Chaplin, Monty Python, etc; Comicidade aplicada na linguagem cotidiana e Técnicas de comicidade, gestual, limpeza cênica e naturalismo.

O objetivo é a familiarização com o universo da comicidade gestual ao humor contemporâneo e capacitação técnica do instrumento físico.

Serviço:

ESPERANDO BELTRANO – Centro Teatral e Etc e Tal (Rio de Janeiro/RJ)

Duração: 70 minutos

Classificação etária indicativa: 14 anos

Dia: 25 e 26/01, quinta e sexta-feira

Hora: 20h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Distribuição de ingressos às 19h30, no local

Ficha Técnica

Espetáculo Esperando Beltrano

Concepção Cênica e Texto Original: Alvaro Assad e Marcio Moura

Atuação: Alvaro Assad e Marcio Moura

Direção e Preparação Mímica: Alvaro Assad

Música Original: Rodrigo Lima

Figurinos: Fernanda Sabino

Visagismo (maquiagem, cabelos e próteses): Cleber de Oliveira

Desenho de Luz: Aurélio Oliosi

Programação Visual: Hannah23

Adereços: Arise Assad

Prótese dentária: Marcia Laura Fonseca

Montagem e Contra Regragem: Levi Leonardo

Produção Executiva: Lu Altman

Fotografias: Levi Leonardo e Celso Pacheco

Comunicação: Alexandre Aquino