A  Companhia Azul Celeste dá início, em fevereiro, a uma intensa programação voltada para as comemorações de seus 35 anos de história. Até o final do ano, uma variedade de atividades gratuitas movimentam a sede do coletivo teatral, em São José do Rio Preto, viabilizadas pelo fomento do Edital Retomada – Grupos e Coletivos Artísticos 2023, da Funarte (Fundação Nacional de Artes), órgão ligado ao Ministério da Cultura/Governo Federal. O lançamento oficial da programação foi realizado na sede da Azul Celeste, no Jardim Primavera, na noite do último sábado (03).

Entre as atividades que poderão ser acessadas  de graça pela comunidade de São José do Rio Preto e região estão oficinas, mostra de espetáculos em processo, mostra de audiovisual e um seminário que discutirá a arte da comicidade, além da abertura do processo criativo do espetáculo que marca os 35 anos da Azul Celeste: Aquele que tem os pés inchados, inspirado em Édipo, de Sófocles. Também será feita a publicação da revista Azul Celeste 35, com artigos e ensaios de profissionais de renome do teatro brasileiro, ligados a coletivos teatrais com mais de duas décadas de história.

Para o ator, diretor e dramaturgo Jorge Vermelho, fundador da Azul Celeste, comemorar os 35 anos da companhia tem um sabor especial de vitória e resistência, “sabemos o quanto é difícil manter um coletivo de teatro, principalmente pela não existência de programas continuados de patrocínio”.

“Somos um dos grupos mais premiados de São Paulo e um dos nossos desejos é o de sensibilizar o empresariado com nossos projetos. É preciso ampliar o olhar dos departamentos de marketing das empresas”, destaca Jorge.

Ao longo de seus 35 anos de trabalho artístico ininterrupto, a Azul Celeste concebeu mais de 30 montagens, que circularam por diversos estados, recebendo mais de 250 prêmios nacionais. Além disso, o grupo também ofertou para a comunidade rio-pretense uma série de ações formativas e de difusão das artes.

Entre os parceiros da programação de 35 anos do coletivo rio-pretense estão nomes da cena nacional como o dramaturgo, roteirista e professor Luis Alberto de Abreu; o designer de luz, artista visual e fotógrafo Matheus Brant, que acaba de ganhar o Prêmio APCA de Melhor Iluminação; a diretora, dramaturga e roteirista Cintia Alves; o diretor e dramaturgo Alexandre Mate; e os artistas e pesquisadores Alice Viveiros de Castro, Álvaro Assad, Hugo Possolo e Lu Lopes (Palhaça Rubra).

Algumas atividades da programação já estão com inscrições abertas. Para saber sobre as inscrições das demais atividades, basta acompanhar as redes sociais e o site da Companhia Azul Celeste: www.companhiaazulceleste.com.br.

Companhia Azul Celeste 35 anos – Programação completa

 Oficina de Dramaturgia

Com Luis Alberto de Abreu (São Paulo-SP)

A oficina de dramaturgia será realizada em três encontros (dois no formato online e um, presencial, de três dias cada) e terá como objetivo a escrita de peças curtas. Os dois encontros em formato online serão teóricos e versarão sobre os elementos fundamentais da dramaturgia. O último encontro será presencial com leitura, análise, discussão e avaliação dos trabalhos em processo.

26, 27 e 28/2, das 19h às 21h30 (online – Zoom)

4, 5 e 6/3, das 19h às 21h30 (online – Zoom)

15/3, das 19h às 21h30, 16 e 17/3, das 15h às 18h (presencial)

Classificação etária indicativa: 16 anos | 20 vagas

Inscrições: https://forms.gle/V9rabEAFQBMwt1B58

Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Curso de teatro para crianças e adolescentes

Com Clara Tremura e Ícaro Negroni (São José do Rio Preto/SP)

O curso tem o objetivo de despertar a criatividade e a expressão em crianças e adolescentes por meio do teatro. Um mergulho no mundo das artes e das descobertas acerca da construção de personagens e elaboração de uma peça teatral. Projetada para inspirar a imaginação, desenvolver habilidades de comunicação, observação e promover confiança. Finalização com montagem de peça teatral e apresentação pública gratuita.

11/3 a 29/6 (às segundas e quartas), das 16h30 às 18h30

Classificação etária indicativa: 10 a 16 anos | 20 vagas

Inscrições: https://forms.gle/ckJrRySDYDx19eq88

Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Ciclo de obras artísticas em processo

Com coletivos teatrais de São José do Rio Preto (SP)

O processo de criação de uma obra artística, na maioria das vezes, desenvolve ações e alcança resultados genuínos que dificilmente serão compartilhados com o público, de forma aberta. Esse processo dá-se, principalmente, no frescor das descobertas, a partir da imersão que os coletivos realizam nas investigações acerca da temática tratada no espetáculo. Este ciclo se propõe a compartilhar com o público fragmentos das obras em construção por coletivos rio-pretenses, abrindo diálogo sobre o processo de criação e suas especificidades.

23/3, das 19h às 22h

20/4, das 19h às 22h

18/5, das 19h às 22h

17/8, das 19h às 22h

21/9, das 19h às 22h

19/10, das 19h às 22h

Classificação etária indicativa: de acordo com cada coletivo convidado

Capacidade de público: 50 pessoas

Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Oficina de Iluminação Cênica

Com Matheus Brant (São Paulo-SP)

Organizada em cinco aulas, a oficina introduz as questões técnicas e artísticas mais relevantes relacionadas à iluminação cênica. As aulas serão ministradas, primeiramente, em formato online e, na finalização, em formato presencial, trazendo informações técnicas sobre os refletores e equipamentos mais encontrados nos espaços artísticos do Brasil e do mundo, além de seus acessórios como gelatinas, difusores, gobos, facas, íris, lâmpadas, barndoors e lentes. Indicado para iniciantes (sem nenhum contato prévio com o assunto) e iniciados, como diretores, cenógrafos, figurinistas, produtores e intérpretes, e também para pessoas que já atuam em luz e pretendem buscar novas informações e abordagens na sua área.

23 e 30/4, das 19h30 às 21h30 (online – Zoom)

2/5, das 19h30 às 21h30 (online – Zoom)

4 e 5/5, das 14h às 18h (presencial)

Classificação etária indicativa: 16 anos | 20 vagas

Curso de teatro para pessoas 50+

Com Daniel Neves e Linaldo Telles (São José Rio Preto/SP)

O curso tem o intuito de apresentar e cultivar a vivência teatral para todos aqueles que se interessarem e estão com 50 anos ou mais. O curso, teórico e prático, com duração aproximada de seis meses, é voltado para o conhecimento geral do teatro, e terá, como finalização, uma montagem desenvolvida pelos próprios alunos, com orientação e direção dos ministrantes, colocando em prática todo o aprendizado durante o projeto.

31/7 a 14/12 (às quartas-feiras), das 19h às 21h

Classificação etária indicativa: a partir dos 50 anos | 20 vagas

Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Mostra experimental de audiovisual

Com artistas e coletivos de São José do Rio Preto (SP)

Espaço de experimentação e compartilhamento público de obras audiovisuais, gerando reflexões sobre a sociedade e desafiando conceitos já estabelecidos. Seis artistas/coletivos rio-pretenses serão convidados para promover um diálogo com o público, aprofundando discussões sobre questões sociais, culturais e políticas.

23 e 24/8, às 20h, e 25/8, às 18h

Classificação etária indicativa: de acordo com cada artista/coletivo

Capacidade de público: 50 pessoas

Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Abertura de processo – Aquele que tem os pés inchados

Com equipe da Companhia Azul Celeste

Na abertura de seu novo processo, para a montagem do espetáculo Aquele que tem os pés inchados, inspirado em Édipo, de Sófocles, a Companhia Azul Celeste deseja compartilhar com o público as etapas iniciais que inauguram um caminho a ser percorrido até sua estreia.

1/9, às 17h

Classificação etária indicativa: 16 anos

Capacidade de público: 30 pessoas

Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Oficina de criação de obras para/com pessoas surdas

Com Cintia Alves (São Paulo-SP)

Esta oficina de prática teatral tem como objetivo promover a mediação cultural e artística com a comunidade local de surdas e surdos, criando um espaço de diálogo prático. A partir de relatos de acontecimentos do dia-a-dia, atrizes e atores são convidados a trabalhar a extra cotidianidade identificando marcadores conversacionais para a construção de uma dramaturgia.

26 e 27/10, das 15h às 18h

9 e 10/11, das 15h às 18h

Classificação etária indicativa: 16 anos | 20 vagas

Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Seminário da Comicidade

Com Alice Viveiros de Castro (São Paulo-SP), Hugo Possolo (São Paulo-SP), Alvaro Assad (Rio de Janeiro-RJ), Lu Lopes-Palhaça Rubra (Curitiba – PR) e mediação de Alexandre Mate (São Paulo-SP)

Uma oportunidade de se aprofundar na reflexão sobre a importância da comédia. Serão debatidas questões que envolvem tanto o aspecto teórico quanto prático dessa forma de manifestação artística. A comédia, ao longo da história, tem desempenhado um papel fundamental na sociedade, proporcionando momentos de descontração, crítica social e reflexão sobre questões cotidianas.

23 e 24/11, das 15h às 19h

Classificação etária indicativa: 14 anos | 30 vagas

Sede da Cia. Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

SERVIÇO

Companhia Azul Celeste 35 anos – Resistência, Arte e Cultura no Interior

De 26/2 a 14/12 (diversos dias e horários)

Sede da Companhia Azul Celeste (Alameda Norte, 383 – Jardim Primavera)

Grátis

Site oficial: www.companhiaazulceleste.com.br

Instagram: @companhiaazulceleste

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações BoniPeixe Comunicação e Fotografia_foto_PauloBrazyl