Em homenagem ao Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Rio Preto inicia nesta segunda-feira, dia 04, uma série de rodas de conversa com o tema “Mulheres que transformam o mundo: inspirando mudanças no Mês da Mulher”. Esta iniciativa visa destacar o papel fundamental das mulheres na sociedade e promover reflexões sobre seus desafios e conquistas.

As rodas de conversa serão mediadas pela profissional do Departamento de Proteção Social Básica da Semas, Lucineia dos Santos, advogada especialista em direito público. De acordo com Lucineia, o objetivo é criar um espaço onde as mulheres se sintam ouvidas, apoiadas e capacitadas a fazerem escolhas positivas em suas vidas pessoais e profissionais.

“Além disso, esses espaços buscam criar oportunidades para que elas se conectem umas com as outras, compartilhem experiências e estabeleçam redes de apoio e colaboração, além de promover a conscientização dos direitos voltados especificamente às mulheres”, finalizou.

Durante todo o mês de março, as atividades percorrerão as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Convivência da Família, Idoso e Juventude, proporcionando um espaço acolhedor para mulheres de todas as idades e realidades compartilharem suas experiências, desafios e sonhos.

Para a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, o poder da união e da troca de experiências são fundamentais para impulsionar mudanças significativas na sociedade, fortalecer vínculos e promover o empoderamento da comunidade. “As mulheres têm um papel crucial nesse processo de transformação, e é de extrema importância a participação das Políticas Públicas no sentido de reconhecer e celebrar suas contribuições”.

Além de fomentar discussões relevantes sobre o papel da mulher na sociedade, as rodas de conversa também oferecerão orientações sobre os direitos das mulheres, bem como encaminhamentos para serviços e programas de assistência social disponíveis, de acordo com os critérios do Governo Federal, visando fortalecer o apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

No Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), será realizado na próxima sexta-feira, dia 08, às 12h30, um grupo de convivência para as mulheres, com o tema “Sextou no dia delas”. O momento será voltado ao cuidado e à autoestima.

Os encontros serão abertos à comunidade. Mulheres de todas as idades estão convidadas a participarem.