A ANUGA Select Brazil – Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, começa nesta terça-feira, dia 09 e segue até a próxima quinta-feira, dia 11, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Em sua 5ª edição, a mostra reúne lançamentos, novidades e inovação de setores que movimentam a economia no país. São esperadas mais de 500 marcas expositoras, vindas de 25 países, o que representa um aumento de 30% em relação à última edição, e que ocuparão uma área de 12 mil m2. Este ano a feira traz ainda mais conteúdo, networking e inovação, com seis auditórios e mais de 125 horas de conteúdo apresentado por especialistas do setor. A expectativa da organização é ultrapassar a marca dos 16 mil visitantes ao longo dos três dias de evento.

O diretor geral da Koelnmesse Brasil, Beni Piatetzky, destaca que com a entrada da marca mundial “Anuga Brazil” (substituindo o anterior ANUFOOD Brazi) a Feira ganha ainda mais força no comércio entre quase 130 países onde a empresa possui representantes ou subsidiária. “Esta edição da Anuga tem um peso muito especial para a Koelnmesse no Brasil e no mundo, pois a empresa está comemorando 100 anos de existência. Estamos falando de uma plataforma de muita relevância, pois possibilita que empresas de diferentes locais do Brasil e do exterior se encontrem para fazer networking, se atualizem sobre o mercado, participem de experiências com especialistas e encontrem soluções para os seus negócios”, ressalta Piatetzky.

O grande diferencial da ANUGA Brazil é ser uma plataforma completa para o setor, por meio da sua diversidade de atrações, produtos nacionais e importados diferenciados em diversas categorias – orgânicos, halal, plant-based, vegetarianos, gourmet, além de lançamentos e experiências na feira que apresentam oportunidades de crescimento para o operador de food service e o varejista alimentar.

Para a gerente da Anuga Brazil, Polliana Claudino, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, o que possibilita garantir que o setor continue em evidência e em crescimento. “O setor tem passado por um processo de modernização e diversificação, com o surgimento de novas tendências, como alimentos orgânicos, funcionais e plant-based e a Anuga Brazil está acompanhando tudo isso para um crescimento orgânico a cada edição”, afirmou.

Um dos pontos altos da Anuga Brazil é o seu ambiente especialmente preparado para apresentar e reunir potenciais oportunidades de negócios. Daí a importância da Mega Rodada de Negócios, conjunto de três atividades em apenas uma: a primeira com os ‘hosted buyers’, a segunda trazida pela Apex-Brasil, com compradores internacionais, e a terceira pela FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), fazendo conexões com as principais redes hoteleiras do Brasil.

Da mesma forma, o Programa VIP Premium de Compradores, a Feira traz um canal de comunicação para estreitar o relacionamento com os compradores mais importantes dos diversos canais do setor de alimentos e bebidas, por meio de um programa exclusivo de fidelidade, além de recepção e serviços diferenciados. Esse programa é realizado em parceria com a DDML, agência especializada em qualificação de compradores para feiras de negócios.

Segundo levantamento da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o faturamento da indústria de alimentos em 2023 foi de R$ 1,161 trilhão, 7,2% acima do apurado no ano anterior (em termos nominais), acompanhando o crescimento das vendas para o varejo e o food service, e das exportações.

Também é o setor que mais emprega no Brasil. O balanço anual da Associação  revela que o setor abriu 70 mil novos postos de trabalho diretos e formais, representando 67% do total gerado na indústria de transformação. Juntamente com os 280 mil postos indiretos, chega-se a 350 mil novos trabalhadores ao longo da cadeia produtiva. O número de trabalhadores diretos atingiu 1,97 milhão, registrando um crescimento de 3,7% em relação a 2022.

Conteúdos, negócios e experiências

Entre as atrações da Anuga Select Brazil destacam-se os seguintes eventos de conteúdo:

● 2º Workshop Açougue de Primeira – evento realizado pela Expo Supermercados, ideal para Proprietários, Gestores, Açougueiros e Especialistas em Carnes que buscam transformar seus negócios agora;

● 3º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro – com a participação principais líderes, supermercadistas e empreendedores no Congresso Nacional de Supermercados de Bairro;

● Anuga Cast – podcast realizado em colaboração exclusiva com a Rede Food Service, com entrevistas, conteúdo enriquecedor e as perspectivas de renomados palestrantes;

● Anuga StartUp Zone by Mango Ventures – ponto de encontro, conteúdo e networking para a comunidade de startups do setor de A&B com Hackathon fomentado pela Mango Ventures;

● Congresso ABIR com painel de Inovação – discussões e debates sobre a inovação do setor de bebidas não alcoólicas, organizado pela ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas);

● V Encontro ABRASEL – ESBRE: Saberes para Bares e Restaurantes – organizado pela Abrasel SP e Bares SP com debates e discussões com os especialistas do setor de bares e restaurantes;

● Workshop “APEX by PEIEX” – programa que oferece um ambiente de aprendizado com conteúdo exclusivo, proporcionando experiência para impulsionar a presença global de marcas exportadoras.

Para a realização de negócios, a Feira prepara as seguintes atrações:

● Anuga Partner State – exposição de produtos de Rondônia, estado parceiro da Feira, que trará produtos para evidenciar as marcas de produtores do estado;

● Supermercado Modelo – realizado pela Expo Supermercados, o supermercado modelo será montado num espaço de 182 m2 com os principais fornecedores que atendem este setor;

● Halal Zone – pavilhão exclusivo dedicado a produtos de alimentos e bebidas certificados Halal, em parceria com a certificadora Fambras Halal;

● Coquetel de Networking Expositores e Compradores – momento ao final do dia do evento para troca de ideias e negócios;

● Espaço Descobertas – espaço com mentoria da Local.e, onde 52 marcas de alimentos e bebidas mostram as tendências e lançamentos dentro de um pavilhão de 324 m²;

● Espaço Food Trends – pavilhão de 108 m² com 16 empresas brasileiras com produtos inovadores, diferenciados e disruptivos em diversas categorias;

● Expo Azeite – em sua 14° edição, a feira se aloca adjunto a Anuga Brazil, trazendo ainda mais visibilidade e negócios para o setor, com conteúdo e aulas show;

● My First Anuga – incentivo a empresas de pequeno porte do setor a participar pela primeira vez em uma feira de negócios do setor de A&B;

● Pavilhão ApexBrasil – com 189 m², a ApexBrasil apresentará 40 marcas nacionais inovadoras, revelando lançamentos e novidades;

● Pavilhão Atmosfera Orgânica – organizado pela Organis, reunirá indústrias nacionais e internacionais com produtos orgânicos;

● Pavilhão EMBRAPA – uma imersão em inovação, sustentabilidade, tecnologia e melhores práticas no setor proporcionado pelo conteúdo organizado pela EMBRAPA;

● Pavilhão Vegan Experience by SVB – exposições, conteúdo e aulas show com produtos que possuem “Certificado Produto Vegano SVB”;

● Pavilhões Internacionais – mundo da culinária internacional em pavilhões de mais de 25 países;

● Programa ‘We Take Care’ – com o suporte da Fulstanding, os expositores internacionais terão uma experiência mais produtiva para a geração de negócios na feira;

● Show Room Sindal de Equipamentos e Tecnologia – são 225 m² de inovação, um marco tecnológico no setor de food service, com soluções sustentáveis, inteligentes e personalizadas;

SESC Mesa Brasil– Parceria Social em prol da mobilização do combate ao desperdício de alimentos e segurança alimentar no Brasil;

● Oficina da Pizza – organizada em parceria com o Instituto ConPizza, os maiores especialistas em pizza do país farão apresentações durante todos os dias da feira, promovendo também o 2° Campeonato de Pizzaiolo que levará o vencedor para Las Vegas;

● Koelnmesse 100 anos – comemoração dos 100 anos da principal promotora de eventos na Alemanha;

● Prêmio Anuga Brazil 2024 – serão 3 categorias de premiação para os stands na feira – Sustentável, Inovador e Interativo. Quem vota é o visitante e a premiação ocorrerá no último dia de feiras no Prime Club.

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, ABRASEL, APEX-BRASIL, EMBRAPA e EXPO SUPERMERCADOS.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações e foto Betini Comunicação