No próximo sábado, dia 20, às 20h00, a vibrante cena artística de São José do Rio Preto será palco para mais uma sessão do Ciclo de Obras Artísticas em Processo. A Cia Cênica apresentará excertos do espetáculo Boi Material, novo projeto do coletivo.
Promovido como parte das comemorações dos 35 anos da Companhia Azul Celeste, este Ciclo é uma iniciativa apoiada pelo Edital Retomada, da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal. O evento destaca-se como um espaço para compartilhamento e diálogo, abrindo as portas para que coletivos e artistas rio-pretenses revelem fragmentos de suas obras em processo de criação.
Boi Material promete envolver os espectadores em uma experiência única, explorando temas relevantes e contemporâneos por meio da expressão teatral. A história se passa em uma feira de exposição de gado, quando um grupo de artistas é contratado para entreter o espetáculo. Durante a Expô esses mesmos artistas percebem fazer parte da complexa engrenagem, um jogo de poder, cujos movimentos incidem diretamente contra as existências vivas do planeta. Em meio ao leilão de gado, que ironicamente perpassa a iconografia do boi na história da pintura brasileira, o grupo subverte o jogo ora assumindo o papel dos donos da Terra, ora especulando sobre um levante.
Com entrada gratuita, esta é uma oportunidade para mergulhar no universo da arte em construção e apoiar os coletivos locais de teatro. O Ciclo segue no decorrer do ano com as atrações: Quem vai desce no poço?, Coletivo 3° Ato, dia 18 de maio, O ventre do traviarcado, Gaia do Brasil, no dia 17 de agosto, Dos Confins do Beleléu, Abayomi Cia de Teatro, 21 de setembro e Fresta, GAL – Grupo de Apoio à Loucura, 19 de outubro. Para saber sobre as inscrições das demais atividades, basta acompanhar as redes sociais e o site da Companhia Azul Celeste: www.companhiaazulceleste.com.br.
*Ficha Técnica Boi Material*
Dramaturgia e Direção: Pedro Kosovski
Dramaturgia e assistência de Direção: Fagner Rodrigues
Elenco: Andrea Capelli, Beta Cunha, Cássia Heleno, Christina Martins, Deivison Miranda, Fabiano Amigucci, Geovanna Leite, Glauco Garcia, Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri
Direção musical e composição inéditas: Felipe Storino
Direção vocal: Everton Gennari
Direção de movimento: Mayk Santos
Iluminação : Nadja Naira
Figurinos: Fabiano Amigucci
Assistente de figurinos: Deivison Miranda
Cenografia: Lidia Kosovski
Assessoria de imprensa: Graziela Delalibera
Vivência artística: Fazenda Santa Lourdes
Coordenação de Produção: Cênica
Projeto realizado através do ProAC Editais, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo
.
*Serviço:*
Dia 20 de abril, sábado, 20h.
Sede da Companhia Azul Celeste
Alameda Norte – 383 – Jardim Primavera – São José do Rio Preto/SP
Entrada gratuita
Autoclassificação indicativa: 14 anos
Capacidade de público: 40 pessoas
Informações: Telefone e Whatsapp – (17) 3064-8916
Da Reportagem Jornal do Trabalhador
com informações BoniPeixe_foto_divulgação