O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil Centro realizou na semana passada uma exposição de pinturas de crianças e adolescentes atendidos na unidade. As atividades artísticas celebram o mês da Luta Antimanicomial e abordam o tema da saúde mental, lazer e bem-estar.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento mental e marca a reformulação das políticas públicas de saúde mental no Brasil. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é em 18 de maio e durante o mês, as unidades de saúde realizam ações para conscientizar sobre o tema.

“A luta antimanicomial nos mostra como são necessárias políticas públicas para saúde mental e principalmente para o avanço do tratamento, hoje mais humanizado e com garantia de direitos para a população”, disseram as terapêutas do CAPS Infantil Centro, Cárita Assis (enfermeira) e Denise Cristiane (artesã).

Os trabalhos artísticos foram realizados durante os atendimentos terapêuticos, ofertados pelo CAPS, que envolvem artes, terapias, entre outros. O Plano Terapêutico Singular é organizado conforme as necessidades e características de cada usuário do serviço.

A exposição se encerrou no último dia 29.

Serviço 

O Centro de Atenção Psicossocial, CAPSi Centro, é um serviço de saúde municipal, referência para tratamento em saúde mental para crianças e adolescentes, até 18 anos incompletos, com transtornos mentais severos e persistentes, estimulando sua integração social e familiar, busca da autonomia, com atendimento multiprofissional.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Rua Siqueira Campos, 3.718, Santa Cruz.