O ponto de encontro do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), onde público e artistas compartilham impressões e experiências, o Graneleiro volta à cena na edição 2024, recebendo mais de 40 atrações ao longo de dez noites, entre os dias 18 e 27 de julho, no Complexo Swift de Educação e Cultura.
A novidade deste ano é que a programação do espaço acontece durante todos os 10 dias do Festival. A entrada é gratuita, mas a política de ingressos foi atualizada para facilitar o acesso à retirada. 50% dos ingressos serão distribuídos online e os outros 50%, na bilheteria da Swift, a partir das 22h. A retirada online, pelo site fitriopreto.com.br, direciona o usuário para a plataforma Credencial Sesc, onde o usuário deve se cadastrar. Portanto, para garantir o ingresso com maior agilidade, é indicado realizar previamente o cadastro.
A programação do Graneleiro destaca a cena criativa da cidade, com a participação de nomes da música, do audiovisual, da literatura e da performance. Tudo isso para criar um ambiente de convivência e compartilhamento após as apresentações de cada dia do FIT Rio Preto 2024. Além das atrações, neste ano o Graneleiro recebe também a Feira de Artesanato, reunindo artesãs e artesãos da cidade.
O espaço faz também uma homenagem ao fotógrafo rio-pretense, Jorge Etecheber, falecido neste ano, e que é um dos responsáveis pelo registro da memória do festival.
A música se faz presente em todas as noites de Graneleiro, com shows de artistas conhecidos do público rio-pretense e discotecagens de DJs. Entre as atrações estão o grupo Família UniVersos, Estação do Choro, Harmonikus, BalanSoul Brasil, Paulo Garrido e N.A.V.E.M.A.E., Hammätrio, Lucas Rocha Quarteto Blues, Livon e Fruto Proibido, o duo Magia Negra e os cantores Bruno Britto, André Madi, Victor Hugo, Zeca Barreto e Reddy Allor.
Responsável pela abertura do FIT Rio Preto 2024, com o espetáculo Fênix – Onde nascem os sonhos, a Cia Clarin, de São Paulo (SP), também marca presença na primeira noite de Graneleiro (18/7), convidando o público para dançar num genuíno baile black carioca. Outro coletivo presente no festival que também se apresenta no Graneleiro é a Cia do Tijolo, de São Paulo (SP), que apresentará o show Canta de lá que eu canto de cá no dia 25/7.
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio institucional da Amigos da Arte, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Governo da Bélgica, Governo de São Paulo, Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativas de São Paulo.
com informações FIT Rio Preto_Graneleiro_Foto_Vivian_Gradela-6