Olímpia, a Capital Nacional do Folclore, deu início às festividades da 60ª edição do Festival Nacional do Folclore (Fefol) deste ano, o maior do país. Até o próximo dia 09, o parque aquático mais visitado da América será palco de um espetáculo cultural único. Em uma parceria com a Prefeitura de Olímpia, o Thermas dos Laranjais receberá apresentações de 30 grupos folclóricos e parafolclóricos de 17 Estados brasileiros.

A programação teve início nesta segunda-feira com as performances do Grupo Eita de Projeções Folclóricas, de João Pessoa (PB); Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi, de Guarujá (SP); e do Grupo de Suça Tia Benvinda, de Natividade (TO) (veja programação completa abaixo).

Para o presidente do parque, o arquiteto Jorge Noronha, é um orgulho ver o Thermas se tornar palco para o fomento da arte e a cultura brasileira. “O Festival do Folclore é um grandioso evento que movimenta toda nossa região e promove o encontro de pessoas de diversos lugares do país. É um privilégio para nós mantermos essa relação bonita com tanta tradição na cidade. Inclusive, uma das principais atrações do Thermas é o complexo de toboáguas Lendário, uma homenagem direta às lendas do folclore brasileiro. Então, quem visitar o parque durante o festival vai poder, além de se divertir, se encantar com a história e a cultura do Brasil”, afirma.

No Lendário, uma das atrações mais radicais do parque, os toboáguas de boia e as cápsulas com queda livre recebem nomes inspirados em lendários personagens, como Iara, Boto, Saci, Cuca e Boitatá. Os toboáguas de boia, representando Boto e Iara, proporcionam uma descida de tirar o fôlego, de até 173 metros de extensão, enquanto as cápsulas de queda livre, nomeadas de Saci, Cuca e Boitatá, garantem uma aventura de alta velocidade em seus percursos de até 150 metros, podendo atingir velocidades de até 70 Km/h. Na chegada ao brinquedo, os visitantes também podem registrar fotos com os personagens, tornando a experiência especial e inesquecível.

Sobre o festival

De 03 a 11 de agosto de 2024, a Estância Turística de Olímpia promove mais uma edição de um dos maiores e mais importantes encontros da cultura popular brasileira. O 60º Festival Nacional do Folclore, que este ano celebra seu Jubileu de Diamante, receberá 60 grupos de todas as cinco regiões do país.

Com o tema “Olímpia: o solo sagrado do folclore brasileiro”, a edição especial faz homenagem à história da cidade e também ao próprio festival e personagens importantes de sua trajetória. A entrada para todas as atividades é gratuita e a programação completa está disponível no site oficial.

Mais de 180 mil pessoas são esperadas durante o evento. O Thermas estará presente também no recinto da festa, com sua barraca própria, representada pelo Thermas Social.

Programação do Festival do Foclore no Thermas dos Laranjais

TERÇA-FEIRA (6/8)

9H30

Asflag (Parafusos e Lavadeiras) Lagarto SE – 37

Grupo Folclórico Ratoeira da Magia – Florianopolis/SC – 31

Coco de Roda Reis do Cangaço – Maceio/AL – 31

15H30

FITAS – Grupo de Tradições Folclóricas de Montes Claros/MG – 31

Grupo Sócio Cultural Cara da Rua – Miracema/RJ – 32

Grupo de Siriri São Gonçalo Beira Rio – Cuiaba/MT – 35

QUARTA-FEIRA (7/8)

9H30

Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas – Fortaleza/CE – 31

Folia de Reis Nova Estrela do Oriente – Miracema/RJ – 33

CTG Aldeia dos Anjos – Gravatai/RS – 34

15H30

Grupo Parafolclórico Flor Da Serra –  Chã Preta/AL – 30

Bumba Meu Boi Cão de Raça – Maceió/AL 33

Congo de Oeiras – Oeiras/PI – 23

QUINTA-FEIRA (8/8)

9H30

CTG Heróis Farroupilhas – Caxias do Sul/RS – 42

Maracatu Vozes da África – Fortaleza/CE – 34

Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema – Campina Grande/PB – 31

Grupo Parafolclórico Frutos do Pará – Belém/PA – 34

15H30

Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho – Soure/PA – 34

Grupo de Caboclos Malhação de Judas – Major Sales/RN – 33

Grupo Vitoria Regia – Caceres/MT – 31

SEXTA-FEIRA (9/8)

9H30

Bumba Boi Brilho da Luz -Santa Luzia/MA – 32

Grupo Sarandeiros – Belo Horizonte/MG – 32

Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal – Florianópolis/SC -35

15H30

Boi Calemba Pintadinho – São Gonçalo do Amarante/RN – 29

Grupo Folclórico de Danças Afro Brasileiras e Capoeira – 25

 com informações e foto Comunic Comunicação Estratégica