Cinco dias já se passaram e o Festival Literário de Votuporanga (FLIV), em sua 14ª edição, vêm reafirmando seu lugar como um dos principais eventos culturais do interior paulista, proporcionando atividades diversas, inclusivas e instigantes que acontecem até o próximo domingo, dia 11 no Parque da Cultura.

Na última quarta-feira (07), véspera do aniversário de 87 anos de Votuporanga, o FLIV recebeu a banda Biquini, em um show que combinou nostalgia e energia, atraindo uma enorme quantidade de pessoas, afirmando o prestígio do Festival como uma plataforma não só para a literatura, mas também para a música e a cultura em geral.

Com mais três dias, o FLIV oferece uma programação intensa, que abrange desde contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais até debates literários e oficinas criativas.

Sexta, dia 09

Nesta sexta, dia 09, o público pode conferir no Circo Show, às 14h00 e às 16h00, a contação de “O Segredo do Rei”, conduzida por Isaac Ruy e Pablo Azevedo e combinando elementos de palhaçaria. A comédia tem seu espaço com o “Bombalhaço”, espetáculo da Cia. Aliteatro, que ocupa o Palco Cit a partir das 18h00, com um grupo de palhaços-bombeiros em uma missão para resgatar a Alegria.

A dança também marca presença com o “Cypher na Praça”, onde Wesley e Danilo levam para o Quintal Fliv, das 17h00 às 18h00, uma imersão no universo do Break, ensinando o público movimentos intensos e uma celebração vibrante que une arte e espectadores.

No campo literário, o bate-papo “Graciliano: Romancista, Homem Público, Antirracista”, que acontece no Cine Fliv, a partir das 19h30, com Edilson Dias de Moura, autor do livro de mesmo nome, e Nadya Martins, promete uma discussão profunda sobre o legado de Graciliano Ramos, enfatizando seu papel como voz antirracista.

Renato Russo será homenageado pela banda Renato Quase Russo, que faz um tributo enérgico à Legião Urbana, revisitando clássicos que marcaram gerações. O show será no Palco Principal, às 20h30. Logo em seguida, Amadeu Álamo & Banda apresentam o sarau “Ensaio para o Fim do Mundo”, misturando composições autorais e clássicos do rock.

Sábado, dia 10

No penúltimo, sábado, dia 10, Luana Carvalho conduz a sessão de “Leitura Interativa” com enfoque lúdico, onde música e narrativa se unem para despertar nas crianças o amor pela literatura desde cedo. A atividade acontece no Espaço interativo, às 14h00 e 16h00, e proporciona uma experiência envolvente, estimulando a imaginação dos pequenos.

Valorizar os talentos locais é o foco da sessão de autógrafos “Autores do Noroeste Paulista”, que ocupa o Espaço Escritores às 14h00 e às 18h00. O público terá a oportunidade de celebrar a produção literária local, aproximando leitores e autores em um ambiente de troca e reconhecimento.

Na mesa literária “Ampliar Imaginários: novos temas e atores na fantasia, no horror e na ficção científica”, Fabiana Ferraz, Vic Vieira Ramires e Ana Rusche abordam a inclusão na literatura de fantasia, horror e ficção científica, explorando novas tendências e a diversidade de vozes que emergem nesses gêneros. O bate-papo acontece no Cine Fliv, a partir das 17h000 e traz à tona discussões importantes sobre representatividade e inovação no cenário literário.

A votuporanguense Sarah Celi apresenta o “Trio Acústico”, no Palco Praça, a partir das 21h30. O público vai conferir uma performance intimista e cativante, com o melhor da MPB e do pop rock nacional. No mesmo palco, a DJ Bárbara Ananda fecha a noite com um set especial, a partir das 22h30.

Domingo, dia 11

Um dos destaques do último dia fica por conta do espetáculo Memórias D’Omar, da Cia Plastikonírica, que apresenta no Quintal Fliv, às 18h00, um espetáculo único, que combina teatro de bonecos e objetos, oferecendo ao público uma viagem poética e sensorial pelas memórias do personagem.

Já o espetáculo “O Pantaneiro”, levará o público a uma imersão no universo do poeta Manoel de Barros, no Palco Principal, às 20h30. Inspirado pela obra do autor, a peça de dança celebra a simplicidade e a natureza, utilizando uma linguagem vanguardista e poética.

Para aqueles interessados em debates sobre juventude e empreendedorismo, o bate-papo “#PartiuMercado: o despertar do jovem para o empoderamento no empreendedorismo brasileiro” reunirá Leandro Poçam, Tadjila Macedo e Michael Matos, que abordarão o empoderamento jovem no empreendedorismo, inspirando novas gerações a transformarem desafios em oportunidades. Este encontro, que acontece no Cine Fliv, às 15h30, promete ser um momento de troca de experiências e motivação, incentivando o público a explorar novas possibilidades no mundo dos negócios.

Já Rodrigo Olih fará um show no Palco Praça, às 21h30. Conhecido por seu talento e paixão pela música, Olih promete uma apresentação que combina carisma e técnica, encerrando o festival em grande estilo.

A cidade de Votuporanga, que abraça o Fliv há 14 anos com entusiasmo, se despede dessa edição com a certeza de que a literatura e a arte seguem sendo pilares fundamentais na construção de uma sociedade mais consciente. Mais informações e programação completa no www.fliv.com.br.

Serviço

14º Festival Literário de Votuporanga (Fliv)

De 4 a 11 de agosto

Parque da Cultura de Votuporanga

Grátis

Mais informações: www.flivotuporanga.com.br

com informações e foto assessoria do evento