Aa negociação coletiva da Campanha Salarial dos bancários teve a sua 7ª rodada na última terça-feira (13).

Segundo Júlio César Grochovski, presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Preto e região,  nesta rodada foram debatidas as cláusulas econômicas e infelizmente não houve evolução. Fazem parte da pauta entregue a Febraban : aumento real dos salários, melhorias na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e demais remunerações, incluindo vales alimentação e refeição (VA/VR).

“O banqueiro ele foi muito duro, ele disse que tem muito prejuízo, que talvez ele não tenha condições de repor (inflação). Mas só neste primeiro semestre (de 2024) os cinco maiores bancos tiveram um lucro de mais de R$ 50 bilhões, isso no é pouca coisa, temos outras categorias que não ganham o que os banqueiros ganham e tiveram reposição de inflação e aumento real”, salientou  Grochovski.

Uma nova rodada de negociação das cláusulas econômicas está agendada para a próxima terça-feira, dia 20.

Avanço 

Um ponto positivo das negociações até o momento foi o avanço de algumas cláusulas sociais dentre elas uma que combate ao assédio moral, sexual e outras formas de violência no trabalho. Já existe mecanismo de combate a esses tipos de violência, conquistado pela categoria na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). A novidade trazida pela Fenaban é a inclusão do termo “assédio moral”.

Segundo a coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e também presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, pela primeira vez os bancos concordam em incluir o termo assédio moral, uma reivindicação dos bancários. “Os bancos sempre tiveram resistência em incluir a frase ‘assédio moral’ na convenção. Com isso, há um reconhecimento dessa forma de violência no trabalho e que precisa ser combatida”, observa Juvandia Moreira. “A ideia é reforçar e aprimorar o canal de denúncia e dar visibilidade ao tema por meio da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho)”, finalizou Juvandia.

Por  Sérgio SAMPAIO