Foto: ilustração
Da Redação
Tomar um café com especialistas e ainda vivenciar a troca de experiências diante da espiritualidade na medicina. Este é o formato do Café Paliativo Integrativo da FACERES que chega em sua segunda edição. A atividade acontece hoje (23), às 18h30, na sala 2 da FACERES. O evento é realizado em formato de talk show, para que os convidados respondem a perguntas dos estudantes.
Nesta segunda edição, o tema abordado será: “Como o médico que tem uma formação científica lida com experiências onde a ciência se torna limitada?”. Especialistas e professores da faculdade participam do bate papo realizado pela Liga de Cuidados Paliativos e Espiritualidade. “É uma oportunidade de alunos e professores debaterem a influência da espiritualidade diante de tantos casos difíceis e complexos que o médico se depara na rotina de um hospital”, diz a presidente da Liga, Vanessa Pereira Castro.
A necessidade de abordar a espiritualidade dentro da medicina é imprescindível na formação dos futuros médicos. “Esses estudantes, antes de cuidar da saúde dos pacientes, vão lidar com o ser humano, e é de extrema importância que esses profissionais saibam lidar com a espiritualidade – não necessariamente ligada a uma religião -, que traz efeitos positivos sobre quem passa por algum sofrimento, seja físico, emocional ou mental”, diz Dra. Patrícia Cury, coordenadora do curso de medicina da FACERES e uma das palestrantes do evento.
Além dela, outros três especialistas participam do II Café Paliativo Integrativo: Dr. Alfredo de Paula Neto, especialista em cardiologia, a psiquiatra, psicanalista, professora e coordenadora do NAEP, Ester Franco de Souza Freitas Silva e a Prof. Dra. Patrícia Fucuta, ambas da FACERES.
Fonte: Marcela Pinoti