A Fequimfar (Federação dos Químicos do Estado de São Paulo) realiza nos dias 04 e 05 o Seminário para montagem de pauta 2025 do setor Farmacêutico e do Etanol.
Segundo Sérgio Luiz Leite, presidente da federação, na oportunidade eles estarão reunindo todos os sindicatos do estado de São Paulo e alguns do Brasil no que diz respeito a campanha salarial do Etanol.
No que diz respeito ao setor Farmacêutico o presidente destaca que somente as cláusulas econômicas serão negociadas este ano, isso porque as sociais tem validade até 2026. O foco será no reajuste do Piso, Tíquete e PLR (Participação nos Lucros e Resultados). “Nós teremos toda a dedicação para melhorar as cláusulas econômicas”, salientou Leite.
Por sua vez na negociação do Etanol tem outras vertentes por ser um setor em expansão, com a produção do Etanol, do Etanol de segunda geração, de gás, do Saf (aditivo de combustível de aviação). “É um setor em plena expansão que está ai na questão do combustível do futuro”. Por conta disto o sindicalista destaca que os trabalhadores do setor possam usufruir deste crescimento, com um maior salário, um melhor Tíquete Alimentação e com mais benefícios.
Na negociação do Etanol eles estão dando uma característica nacional. “O nosso companheiro João Pedro do Sindalquim de Rio Preto tem nos ajudado muito nessa mobilização nacional, nas negociações coletivas de Goiás, Minas Gerais, Paraná e outras que tem produção de Etanol em todo Brasil”. destacou o presidente da Fequimfar.
“A expectativa com certeza é boa, nós temos um processo inflacionário em elevação, principalmente na questão dos alimentos tem subido muito, e isso pesa muito em uma Campanha Salarial, não só na reivindicação de recuperar o poder de compra dos salários, mas em especial os benefícios paralelos, dentre eles Cartão Alimentação, melhorar o Piso Salarial”, finalizou o Leite.
A data base do setor Farmacêutico tem como data base 01º de abril e do Etanol 1º de maio.
Por Sérgio SAMPAIO