São José do Rio Preto vai receber um seminário voltado a empresas de alimentos e do agronegócio sobre como exportar para mercados muçulmanos.
Organizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o evento será nesta quarta-feira (12), na sede do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Noroeste Paulista, às 9 horas da manhã.
O seminário integra as ações do Halal do Brasil, projeto setorial da entidade em parceria com a agência para ampliar as exportações de alimentos halal. Esse tipo de alimento é voltado a consumidores muçulmanos e vem de processos de fabricação certificados, que respeitam certas tradições religiosas e culturais.
“Pouca gente sabe, mas o Brasil já é uma potência em alimentos halal”, afirma Fernanda Dantas, gerente do projeto Halal do Brasil. “Somos os maiores exportadores mundiais de proteína animal halal e os maiores fornecedores de alimentos para os 57 países da OCI, a Organização para Cooperação Islâmica”, afirmou.
Segundo dados compilados pela Câmara Árabe, em 2024, o Brasil exportou quase US$ 6 bilhões em carne de frango e derivados bovinos com certificação halal. O país sul-americano também consolidou a liderança no fornecimento de alimentos aos países da OCI, vendendo ao bloco cerca de US$ 23 bilhões no ano de 2023.
Dantas afirma, no entanto, que a participação do Brasil no mercado halal ainda é abaixo do potencial. Segundo explica, as vendas brasileiras são prevalentes em produtos básicos, como carnes, açúcar, grãos e café, havendo pouca inserção de produtos industrializados, pela baixa disponibilidade de itens certificados para exportação.
Além disso, mesmo sendo líder no fornecimento de alimentos à OCI, o Brasil envia só 9% de tudo o que o bloco importa. Outro dado relevante é que o mercado mundial de alimentação halal, considerando a população muçulmana mundial, de 1,9 bilhão de pessoas, vem crescendo ano a ano e movimenta hoje cerca de US$ 1,4 trilhão por ano, segundo o The State of Islamic Economy Report de 2024.
Esta é a oportunidade que Dantas pretende mostrar no seminário. “Vamos falar sobre como obter a certificação halal, sobre as experiências das empresas que apoiamos em suas incursões no mundo muçulmano e sobre como o projeto Halal do Brasil pode apoiar indústrias no objetivo de exportar alimentos halal”, afirma.
Lançado no final de 2022, o Halal do Brasil apoia atualmente 124 empresas, das quais 59 já exportam ao menos algum tipo de alimento certificado como halal. A iniciativa conta com ações estruturadas em dois eixos de atuação.
O primeiro deles são as ações de promoção comercial, que incluem a organização de missões a feiras de alimentos e bebidas consideradas estratégias no mundo muçulmano, como a Gulfood (Emirados Árabes Unidos), Food Africa (Egito), MIHAS (Malásia) e outras.
A iniciativa também promove rodadas de negócios entre empresas e compradores. A última dessas rodadas foi realizada em São Paulo, no fim do ano passado, reunindo 45 empresas brasileiras de alimentos e nove importadores de países muçulmanos.
O projeto oferece, ainda, um curso sobre mercados islâmicos e, dependendo da empresa, subsídio financeiro para a primeira certificação de produtos.
Serviço:
Seminário “Como o halal impulsionará a internacionalização da sua marca”
São José do Rio Preto
Dia 12 de fevereiro, às 9 horas
CIESP Noroeste Paulista
Av. Clóvis Oger, 706, Jardim Novo Aeroporto
Inscrições: https://ccab.powerappsportals.com/event/registration?id=Road_Show_SP_-_So_Jos_do_Rio_Preto_-_20251983567014
com informações e foto Câmara Árabe-Brasileira