O Governo do Estado de São Paulo premiou, nesta última terça-feira (25), no Memorial da América Latina, 470 municípios que se destacaram na alfabetização de crianças. O Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2024.

Na Região Metropolitana de São José do Rio Preto, 22 cidades receberam o prêmio Excelência Educacional pelos resultados no Saresp sendo eles: Rio Preto, Bady Bassitt, Bálsamo, Guapiaçu, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Potirendaba, Tanabi, Ubarana, Uchoa e Zacarias.

A segunda premiação, pelo avanço dos resultados da Avaliação de Fluência Leitora, foi concedida a seis cidades da Região Metropolitana, algumas delas que receberam dois prêmios. Estão entre as 100 cidades da Avaliação de Fluência Leitora: Jaci, Mirassol, Neves Paulista, Nipoã, Ubarana e Zacarias.

Premiações

O investimento total na premiação e contratos futuros com plataformas que beneficiarão também os municípios é de R$ 80 milhões, sendo R$ 3,4 milhões para 65 cidades da região de São José do Rio Preto.

“O que tem de mais moderno em termos de política social? O que pode ser mais definitivo quando a gente pensa em superação da pobreza? A resposta é o investimento na primeira infância. É pensar nas ferramentas para preparar esses jovens para o futuro. Aqueles municípios que têm os melhores resultados em termos de alfabetização são também os com melhores resultados nas avaliações do Ensino Médio. A correlação é perfeita. Está claro qual caminho devemos seguir: a alfabetização na idade certa”, salientou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No Estado

Foram concedidos dois tipos de premiação: um para os municípios com escolas vencedoras no Prêmio Excelência Educacional, que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades; e outro para os 100 municípios que obtiveram os melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora. 72 prefeituras receberam ambas as premiações.

O secretário da Educação do Estado de SP, Renato Feder, destacou que a premiação é parte de um esforço mais amplo do programa Alfabetiza Juntos SP. “Estamos trabalhando para garantir que 90% das crianças do 2º ano estejam alfabetizadas até 2026. Os avanços já são visíveis, com um crescimento de 57% no número de alunos que sabem ler adequadamente, passando de 48% de leitores no início de 2024 para 77% no fim do mesmo ano letivo”, explicou.

Por Sérgio SAMPAIO