Fonte: Marcela Pinoti
Da Redação
A formação do médico generalista é foco da graduação de medicina na FACERES em São José do Rio Preto, os alunos têm experiências que aproximam a rotina dede estudos com a vivência no cotidiano das unidades básicas de saúde. Essa experiência é realizada através do PIC (Programa de Integração Comunitária).
Na última etapa dessa disciplina, os discentes apresentam, no fim do semestre, propostas terapêuticas que viabilizaram junto de equipes de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A apresentação foi nomeada como: Fórum do Projeto Terapêutico Singular (PTS), que chega a sua 9ª edição na FACERES e acontece na manhã de hoje (27) na própria faculdade.
Durante o Fórum, os estudantes irão apresentar, por meio de relatos, a experiência que tiveram através da implantação do projeto. Os alunos acompanharam famílias atendidas pelo sistema público de saúde por meio de visitas em que levantaram problemas e necessidades dos pacientes. Os próprios estudantes sugeriram propósitos de soluções para os problemas e para melhor qualidade de vida dentro das necessidades de cada família.
Segundo Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora do Fórum e professora da faculdade, o projeto é um dispositivo potencial para o planejamento das ações em saúde na Estratégia de Saúde da Família, em que os alunos relatam suas experiências e é realizado um evento científico para divulgar os resultados.
Avaliadores externos, como professores de faculdade de Catanduva e representante da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto foram convidados para julgar os trabalhos e os três primeiros colocados de relatos de experiência irão receber um certificado.
“Além do impacto na formação do futuro profissional da saúde, o projeto tem o impacto científico e assistencial prestado às famílias acompanhadas”, finaliza Fernanda.
Fonte: Marcela Pinoti