Representantes de sindicatos da Construção Civil de todo o estado e a Feticom (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Estado de São Paulo) estiveram em Rio Preto nesta quarta-feira (16) para finalizar a primeira etapa da Caravana de Lançamento da Campanha Salarial do setor em 2025.
Segundo Gilmar Antônio Guilhem, presidente da Feticom, essa etapa em Rio Preto marcou o encerramento da primeira fase da campanha. Ele destacou que há a expectativa de que, possivelmente já na próxima semana, tenha início a negociação com o sindicato patronal, o Sinduscon-SP, que realizará sua assembleia na próxima quarta-feira (23).
A campanha foi lançada no dia 8 de abril, na cidade de São Paulo (capital). Em seguida, foram visitadas cidades do Vale do Paraíba. Nesta semana, a caravana percorreu o interior do estado, com atividade realizada na última terça-feira (15) em Ribeirão Preto, encerrando o percurso em Rio Preto.
“Fazia muito tempo que a gente não conseguia estar todo o estado junto, a Federação conseguiu que todos os sindicatos se filiassem. A última filiação foi agora, em março, quando o Sindicato de São Paulo, que é o maior da América Latina… A Federação representa hoje um milhão e cem mil trabalhadores no estado”, salientou Guilhem.
Segundo o sindicalista, a pauta deste ano busca a reposição de 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), além de 5% de ganho real.
“Hoje, a Construção Civil vive um momento ímpar no país – e não somente em São Paulo, é no país. Falta mão-de-obra em todos os cantos, e nós temos duas situações: nós estamos cobrando do empresariado que, se ele não melhorar as condições, não melhorar o salário, o trabalhador não quer mais saber da Construção Civil. Isso é fato!”.
Rio Preto
Em Rio Preto, os sindicatos e a federação, junto com dirigentes sindicais do Siticom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Rio Preto e Região), realizaram assembleias simultâneas em três canteiros de obras de empreendimentos localizados na região sul da cidade. Durante os encontros, foram apresentados aos trabalhadores os principais itens da pauta deste ano e reforçada a importância da participação e proximidade com seus sindicatos para o fortalecimento da luta.
Por Sérgio SAMPAIO