Foto: SMCS
Da Redação
Hoje (05) a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio da Vigilância Ambiental, inicia a terceira etapa do processo de nebulização veicular, conhecido como fumacê. Durante três dias consecutivos, as aplicações serão feitas entre 18h00 e 20h30, em áreas críticas do município para a transmissão de dengue, zika e chikungunya.
O trabalho é realizado em duas fases: na primeira, durante a manhã, os profissionais da empresa BUMP percorrem as residências para a aplicação do inseticida, com máquina portátil. Nesta semana, este trabalho será no bairro Maria Lúcia.
Os funcionários estarão uniformizados com calça azul e camiseta vermelha, com a logomarca da empresa, e crachá de identificação, com foto e número de documento pessoal. Em caso de dúvida quanto à identidade do prestador, o morador pode ligar na Secretaria de Saúde pelo 0800 770 5870.
Na segunda fase, ocorrida sempre no período noturno, a equipe municipal percorre os bairros para a aplicação do inseticida, utilizando o veículo “fumacê”. Nesta etapa, a nebulização ocorre exclusivamente nas ruas, por isso não há vistoria dentro das residências.
Para garantir maior eficiência no trabalho e proteção da população, a Vigilância Ambiental orienta que durante a nebulização noturna, os moradores deixem portas e janelas abertas, assim o inseticida alcança o interior da casa. Os animais domésticos devem ser protegidos, por isso é necessário removê-los do local ou cobrir gaiolas e aquários com panos úmidos.
As roupas devem ser retiradas do varal e os alimentos e vasilhames de cozinha que estiverem sobre as mesas devem ser guardados. Pessoas acamadas, recém-nascidos e alérgicos devem sair da área de aplicação ou permanecer em um cômodo da casa, com a porta fechada e um pano úmido na soleira da porta.
Veja os bairros que serão nebulizados com o fumacê esta semana:
Vila União, Vila Nossa Senhora da Penha, Conjunto Habitacional Costa do Sol, Jardim Itapema, Residencial Ana Célia I e II, Residencial Dom Lafayete Libanio, Alto das Andorinhas, e Jardim Braga.
Fonte: SMCS