Foto: Ilustrativa

Da Redação

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, iniciou ontem (15), a “Operação Semana Santa”, que intensifica a fiscalização a peixarias e comércios atacadistas e varejistas de pescados, como supermercados e hipermercados. A operação continua até quinta-feira (18).

A fiscalização tem como objetivo verificar as condições de higiene, conservação e procedência dos produtos, nesta semana que antecede a sexta-feira santa (19).

Caso seja constatada alguma irregularidade, o estabelecimento poderá ser autuado, estando sujeito às penalidades previstas na legislação sanitária vigente: advertência, apreensão e inutilização de produtos clandestinos, vencidos, mal armazenados ou deteriorados; interdição do estabelecimento; cassação da licença de funcionamento; e/ou multa que varia entre R$ 265,30 e R$ 265.300.

Dicas para consumidor

Procure adquirir os pescados em estabelecimentos limpos, organizados e licenciados pela Vigilância Sanitária.

Quando se tratar de produtos embalados, a embalagem deverá estar íntegra, com dados completos do fornecedor, data de validade e o carimbo de Inspeção de Órgão Oficial (SIM, SISP ou SIF). Os peixes resfriados deverão estar armazenados até 2ºC e os congelados entre -12ºC e -18ºC.

Os peixes frescos devem estar livres de contaminantes, com a aparência firme e brilhante. É importante também verificar se não há presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para o consumo.

Os peixes congelados não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, que indicam o processo de descongelamento. Já a presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve a temperatura diminuída. O rótulo deve apresentar as informações sobre o fabricante.

Já para os peixes salgados secos, é importante observar se o local de armazenamento é limpo, protegido contra a poeira, insetos e outros tipos de contaminações, bem como se não há presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras e odor desagradável.

Fonte: SMCS

Deixe um comentário