Foto: João Cordioli

Da Redação

Com o intuito de estimular o envolvimento do público infantil com as artes visuais e a literatura, projeto itinerante leva exposição artística e literária a bibliotecas municipais da região de São José do Rio Preto.

A exposição Dentes De(leite): Narrativas Visuais, idealizada pelo fotografo Jorge Etecheber, com coordenação e autoria da artista plástica e escritora Laura Barbeiro,  já teve instalação nas cidades de Monte Aprazível e Auriflama, e desde o último dia 20 está  na Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa, em Rio Preto, com exposição até o dia 10 de junho.

Contemplada pelo edital numero 38/2018 do Proac (Programa de Ação Cultural), de Estímulo à Leitura em Bibliotecas Municipais, o projeto reúne 30 textos acompanhados de ilustrações que remetem a memórias da infância. Aberta a todos os públicos, a exposição atende prioritariamente alunos da rede municipal de ensino e de projetos sociais, desenvolvendo atividades lúdicas e educativas, como jogos e brincadeiras relacionados às obras expostas, instigando e aproximando o público da exposição e, por conseguinte, da relação existente entre arte e literatura nas narrativas visuais.

A exposição na Biblioteca Municipal de Rio Preto pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h00às 18h00, e aos sábados, das 8h00 às 14h00. Para realizar os agendamentos das visitações é preciso entrar em contato com a Biblioteca Municipal, pelo telefone (17) 3202-2316 ou presencialmente na Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01 – Centro.

O projeto passa por seis bibliotecas municipais da Noroeste Paulista: São José do Rio Preto, cidade natal da artista Laura Barbeiro, e outras cinco (Votuporanga, Monte Aprazível, Auriflama, Catanduva e Santa Fé do Sul) cidades que possuem oferta reduzida de atividades com produções artísticas. A exposição fica disponível um período de três semanas em cada cidade.  As próximas datas serão definidas a partir de junho

Laura Barbeiro é formada em Artes Visuais pela Unicamp, em 2012. Em 2017 realizou a exposição “Dentes de(leite): Narrativas visuais”, através do edital Nelson Seixas de Artes Visuais em São José Rio Preto. A artista também premiada pelo edital de Ocupação Artística do Sesi, confeccionando o mural ilustrativo “Histórias do fio do telefone”, no Sesi de Sumaré, em São Paulo.

Laura conta que o projeto teve um grande retorno na exposição realizada em Monte Aprazível “Como a exposição tem muito haver com o mundo em que elas vivem, eu senti que as crianças foram tocadas pelos textos e ilustrações da exposição. Com as turmas em que tive contato, pude notar uma grande interação e interesse por parte delas”, diz a artista.

O projeto Dentes de(leite): Narrativas visuais é  realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Fonte:BoniPeixe Comunicação

Deixe um comentário