Foto: Arquivo Jornal do Trabalhador
Por Sérgio Sampaio
O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) conquistou na justiça duas vitórias para trabalhadores de duas empresas do setor de Etanol.
Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do sindicato, a primeira ação envolve trabalhadores da Moreno/Coplasa de Planalto onde 18 trabalhadores do Barracão de Açúcar serão contemplados nesta ação que acabou sendo divida em diversos setores dentro da empresa. “Nós ingressamos com uma única ação coletiva referente ao pagamento de diferenças da insalubridade, mas infelizmente a pedido do jurídico da empresa a justiça acatou lotear a ação por setores”, salientou o presidente.
Com essa divisão as ações envolvendo trabalhadores da Caldeira, Moenda, Solda e Laboratório ainda devem ser julgadas posteriormente.
A outra ação que o Sindalquim teve vitória na justiça envolvem os trabalhadores do Grupo Guarani Tereos de Tanabi envolvendo cerca de 300 trabalhadores relacionadas na época ao não pagamento da hora In Itinere.
Até o momento apenas cerca de 40% dos trabalhadores assinaram a procuração para poderem receber os valores que cada um tem direito. O valor conquistado está depositado na conta da justiça há aproximadamente 15 dias.
O Sindicato está buscando um espaço dentro da empresa para recolher as assinaturas, caso não haja a liberação eles pretendem montar uma força tarefa na porta da empresa.
A partir desta semana um carro de som deve percorrer as cidades de Tanabi, Ibiporanga, Monte Aprazível e Nipoã. “Estaremos buscando um espeço nestas cidades para recolher as assinaturas dos trabalhadores”, finalizou Alves Filho.