Foto: SMCS

Da Redação

A Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, realizou ontem (01) o terceiro encontro presencial de formação de educadores no projeto Brincadeiras Musicais Palavra Cantada. O programa alcança mais de 30 mil crianças da rede municipal de ensino, em 132 unidades escolares.

 O projeto teve início em março, com apresentação e primeiro encontro dos educadores com o grupo de brincantes do Palavra Cantada. Em maio, foi realizado o segundo encontro presencial, no Complexo de Educação e Cultura da Swift.

 “Aquele encontro foi mais focado sobre o livro do aluno, que é direcionado às brincadeiras musicais. Hoje, tivemos mais ênfase no livro do professor, que traz mais desdobramentos dos conteúdos do livro do aluno, mostrando como esses conhecimentos podem ser trabalhados e expandidos”, afirma a arte-educadora Maucha Rocha Barros, uma das autoras dos livros e formadora do programa.

 A coordenadora pedagógica do projeto, Berenice de Almeida, também participou da formação. “Fizemos exercícios de aquecimento corporal e vocal, cantamos, produzimos sons de percussão corporal de vocal e, a partir disso, fizemos vocalises e arranjos usando esses sons. Depois, os próprios educadores elencaram como essas atividades têm conexão com outras áreas do conhecimento”, explica. Ela destaca que, no segundo semestre, será incorporada uma plataforma de educação à distância no Brincadeiras Musicais.

 Na rede municipal, o projeto é realizado em toda a Educação Infantil (até 5 anos) e para os alunos de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental. Cerca de 2 mil educadores, sendo 1,6 mil professores, recebem a formação. As escolas receberam material pedagógico com CDs, DVDs e livros que trazem brincadeiras musicais e corporais.

 Fonte: SMCS

Deixe um comentário