Foto: Divulgação/gabinete vereadora Márcia Caldas
Por Sérgio Sampaio
Em menos de sete dias a cidade de São José do Rio Preto esteve envolvida de corpo e alma na campanha “Agosto Lilás de Conscientização e Prevenção à Violência contra a Mulher” às atividades encabeçadas pela autora da Lei a vereadora e sindicalista Márcia Caldas e por sua equipe teve como foco o envolvimento da população nesta luta.
Segundo vereadora Márcia Caldas, a mobilização começou com várias panfletagens que foram feitas em pontos de grande circulação da cidade onde foi entregue a população material alertando sobre a violência contra as mulheres. “Queremos que as pessoas pensem sobre estes tipos de violência e façam algo”, salientou a vereadora.
No inicio da semana passado aconteceram vários visitas e escolas com a participação da Major Denice Santiago, da Policia Militar da Bahia e participante da Ronda Maria da Penha que tem como foco a proteção de mulheres na cidade de Salvador.
Segundo a Major existe dois tipos de abordagem que tem que ser feitas uma demonstrando os tipos de violência que existem contra as mulheres e outras um trabalho direto com os jovens e adolescentes para detectarem possíveis sinais de violência contra a mulher.
Na última segunda-feira (19) houve um palestra em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) com a participação da Major Denice que tipificou os tipos de violência: Física, Psicológica, Sexual, Patrimonial e Moral e outro com Nayara Canato que abordou o tema de autoconhecimento da mulher com a sua valorização.
Infelizmente existe uma realidade de violência contra a mulher que coloca o Brasil em um dos países mais violentos contra as mulheres.
“Avaliamos como positivas todas as atividades que conseguimos colocar em prática neste Agosto Lilás. Nós nos unimos para falar que podemos mudar essa realidade”, finalizou Márcia.