Foto: SMCS
Da Redação
A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto traz para a cidade nos dias 25 e 26 de setembro, três dos maiores nomes brasileiros em curadoria, crítica e pesquisa de artes plásticas, que vão promover um olhar curatorial sobre o acervo do Museu de Arte Naïf (MAN) e participar de um encontro com a classe artística e o público rio-pretense.
Participam da comissão Aracy Amaral, crítica e curadora de arte, que já foi diretora da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e membro do Comitê Internacional de Premiação do Prince Claus Fund, em Haia, na Holanda; Paulo Portella, artista plástico, educador e museólogo que implantou e coordenou Serviço Educativo do MASP e foi responsável pela criação e instalação do Ateliê do MASP; e Ricardo Resende, mestre em História da Arte, atual curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, e da Fundação Marcos Amaro, em Itu (SP), além de ser responsável pela Direção Artística da Galeria Kogan Amaro, em São Paulo.
“Nós identificamos que é preciso um olhar curatorial especializado para o Museu de Arte Naïf e, por isso, convidamos essa comissão, reconhecida internacionalmente, para ter uma visão conceituada do acervo”, afirma Jorge Vermelho, assessor da Secretaria de Cultura.
A análise realizada pela Comissão é uma das etapas de reorganização dos acervos municipais, que irá culminar com a criação do Museu Municipal. Esta nova instituição vai reunir, no prédio do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, dos acervos da Pinacoteca Municipal, Museu Histórico e Pedagógico D. João VI, Sala Cascatinha e Inhana, além das obras do Museu de Arte Naïf, que vai sair do atual endereço, na rua Saldanha Marinho.
A mudança vai permitir também a expansão do Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva, que ocupará também o espaço onde hoje está o Museu Naïf. O local que abriga os dois museus é o imóvel histórico da antiga biblioteca municipal, na esquina das ruas Voluntários de São Paulo e Saldanha Marinho.
A Comissão faz a análise do acervo nos dias 25 e 26 de setembro. Na quarta-feira (25), às 20h00, será realizado no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão o encontro “Arte Naïf, mas nem tanto”, com a presença dos curadores.
O evento é voltado à classe artística de Rio Preto e aberto ao público interessado em debater as características conceituais da Arte Naïf, que geralmente é associada a obras de artistas autodidatas, que tenham desenvolvido uma maneira original e pessoal de linguagem. O Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão fica na Praça Jornalista Leonardo Gomes (antiga Praça Cívica) e abriga também a Biblioteca Municipal, a Rádio Educativa e a Secretaria de Cultura.
Encontro “Arte Naïf, mas nem tanto”
Dia 25/09 – Quinta-feira – 20h00
Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão
Na Praça Jornalista Leonardo Gomes (antiga Praça Cívica)
Fonte: SMCS