Foto: SMCS
O prefeito Edinho Araújo (MDB) ao lado do superintendente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) assinaram na última sexta-feira (26) uma declaração de anuência com os proprietários da Estância Marialva, localizada ao lado da ETE Rio Preto (Estação de Tratamento de Esgoto), para o plantio de 32 mil mudas de árvores nativas nas margens do Córrego São Pedro e do rio Preto, que passam dentro da propriedade.
Projeto – O plantio, em uma área de 196 mil m2, faz parte do Projeto Plantando Água, que visa a formação de corredores ecológicos e preservação de recursos naturais em cumprimento ao Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental – TCRA, em Áreas de Preservação Permanente – APPs, conforme legislação local.
O prefeito elogiou a família Angeloni, proprietária da empresa Riaço e da Estância Marialva, pela iniciativa de ceder a área para recuperação ambiental. “Plantar árvores é celebrar a vida. Iniciativas como essa servem de exemplo e estímulo para que demais proprietários rurais sigam o mesmo caminho.”
As 32 mil mudas serão doadas pela AES Tiête Energia, empresa parceira do Plantando Água. “O plantio, o controle de pragas e irrigação será feita pelo Semae”, informou Luiz Braga, assessor ambiental da autarquia. “A vantagem é que a propriedade onde será feito o plantio fica ao lado da ETE, possibilitando que a gente use a água de reuso.”
Balanço – O Plantando Água, projeto que começou em 2016, já realizou o plantio de 20 mil mudas de espécies nativas na ETE e nas nascentes do rio Preto, numa parceria com a Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Cetesb. Atualmente, o Semae está realizando o mapeamento das nascentes do rio Preto para atuar na recuperação das APPs.
Para o superintendente do Semae, Nicanor Batista, a autarquia está criando um pulmão verde ao redor da ETE Rio Preto. “Estamos formando um belo recorte de floresta nativa no município de Rio Preto, recuperando nascentes e córregos. Teremos, em breve, uma área de um milhão de metros quadrados de floresta, ao lado da nossa estação de tratamento de esgoto. A assinatura da declaração de anuência por parte da família Angeloni é motivo de comemoração e um exemplo de cidadania e preservação ambiental.”
Participaram da cerimônia de assinatura da declaração de anuência os proprietários da Estância Marialva, Álvaro Angeloni Jr. e Carla Maria Angeloni, a secretária de Meio Ambiente, Kátia Regina Penteado, o secretário de Agricultura, Pedro Pezzuto, o secretário de Comunicação, Mário Soler, o chefe de Gabinete, Zeca Moreira e o capitação da Polícia Militar Ambiental , Deivid Gabriel Mello.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Semae